Login Cadastre sua Igreja
Enviar conteúdo
Envie conteúdo da sua Igreja

Estudo Bíblico - Revelação de Deus com intimidade


Comente!

Embora estejamos na dispensação da graça e pelo sangue do Senhor Jesus podemos sem receio, pela fé termos intrepidez para entrarmos na presença santíssima do Deus altíssimo, precisamos ter a revelação da sua majestade, santidade e excelência. Ora, quando na vida secular chegamos diante de uma autoridade nunca nos comportamos de qualquer maneira. Diante de um juiz temos que prestar certa reverência. Até o pronome com o qual nos dirigimos a ele é especial: o chamamos de Vossa Excelência, isto por causa do seu título e de sua posição hierárquica. Ora, quanto mais então ao Senhor Deus. Pela nossa condição não somos mui dignos de estarmos diante Dele e não podemos nem ao menos olhar para Ele (Is 6 1-5). No entanto, hoje os homens são irreverentes e arrogantes e nós temos que nos purificar destes erros.

Foi necessário que o Senhor Jesus viesse para abrir a nós o caminho ao Santo dos Santos. A antiga aliança nos dá uma noção da reverência que devemos ao Senhor nosso Deus. O povo vivia no arraial e num lugar separado ficava o tabernáculo: um lugar santificado e guardado por uma cerca de colunas em cujo vão havia cortinas. Nesta área fechada (átrio) tinha o altar do sacrifício e uma bacia de cobre com água, significando que para entrar na presença de Deus precisamos apropriar do sacrifício de Jesus, cujo sangue nos purifica de todo pecado. A bacia de cobre contendo água significa que temos que estar limpos e lavados pela palavra. Em seguida havia um véu que guardava a entrada do Santo Lugar que representa nossa experiência com o Espírito Santo. Ou seja, precisamos ser guiados pelo Espírito Santo e vivermos no Espírito.

Depois de tudo ainda tinha o segundo véu que guardava o acesso ao Santíssimo Lugar, onde só poderia entrar uma pessoa: O Sumo Sacerdote. E mesmo assim ele entrava uma única vez por ano, no dia da expiação, tendo na mão o incensário aceso e o movendo. Porém, quando o Senhor Jesus, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, ofereceu o perfeito sacrifíco (único, suficiente e aceito pelo Pai) o véu foi rasgado de alto a baixo. Tudo isso nos leva a entender que podemos sim nos achegarmos a Deus e termos intimidade. Isso é permitido aos puros de coração. Porém, temos que ter reverência e temor diante Dele e de tudo aquilo a Ele consagrado: O louvor e o templo (isto é, o lugar das reuniões solenes).

Qual tem sido sua atitude? Deixe que o Espírito Santo te revele como você tem entrado na presença do Rei. Quando Moisés chegou ao monte Sinai, onde Deus estava no tempo da antiga aliança, o Senhor lhe disse: "Moisés tire as sandálias pois o lugar que você está pisando é santo". Vamos honrar ao nosso Deus conforme lhe é devido!
Pr. Pancrácio - www.ameps.com.br


Comente!