Login Cadastre sua Igreja
Enviar conteúdo
Envie conteúdo da sua Igreja
Igreja Primitiva Fé em Cristo Categoria: Estudos bíblicos Visto por 3897 pessoas


Mais notícias desta Igreja

Dizimo Santo ao Senhor

Primicias do Senhor

A Bíblia fala muito a respeito de dinheiro

Comente!

INTRODUÇÃO: A Bíblia fala muito a respeito de dinheiro. São mais de dois mil versículos tratando de uma forma direta ou indireta sobre finan­ças. Aquilo em que primeiro aplicamos o nosso dinheiro demonstra onde está a nossa prioridade e lealdade. Precisamos colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida: em nossa família, profissão e, acima de tudo, nas nossas finanças. As Escrituras nos ensinam que o primeiro pertence a Deus. Tudo, em última análise, pertence a Deus, mas Ele nos permite usufruir graciosamente de quase todas as coisas. Existem, porém, algumas que são exclusivamente de Deus e ninguém pode tocar.

1 ? O EXEMPLO DE ADÃO E EVA (Tg 1:13): Certas coisas são exclusivamente de Deus, a árvore do conheci­mento do bem e do mal era uma delas. A tentação do diabo, todo o tempo, é levar o homem a tocar naquilo que é só de Deus. Deus não criou o homem para ser Seu escravo e nem colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal para tentar o homem. Somente Deus é o Primeiro e quando ocupamos o primeiro lugar, estamos tentando tomar o lugar de Deus.

OS PRIMEIROS FRUTOS DEVEM SER OFERTADOS

O Senhor diz que as primícias dos primeiros frutos eram dEle. (Êx 34.26). Não eram apenas os primeiros, mas os primeiros dentre os primeiros. Deus jamais aceita ser o segundo. A primeira colheita é de Deus, o primeiro fruto que desse numa árvore era de Deus, o primeiro de qualquer coisa deve ser ofertado a Deus. Essa é a maneira de você demonstrar a primazia de Deus na sua vida.

2 ? O EXEMPLO DE ABEL E CAIM (Gn 4:3-5): A oferta de Abel foi a primícia do rebanho, mas a oferta de Caim não foi a primícia da sua colheita. Esse foi um dos motivos por que a oferta de Abel foi aceita e a de Caim rejeitada. Deus aceita somente o primeiro e somente quando Ele é colocado em primeiro lugar. Se Deus não é o primeiro em nossa vida então não é o nosso Deus. Ele só pode operar em nós se estiver na posição de primeiro. Abel desfrutou da bênção porque colocou Deus em primeiro lugar.

3 ? O EXEMPLO DE ABRÃO E ISAQUE (Gn 22:2): Houve um momento em que Deus precisou comprovar o lugar que possuía na vida de Abraão. Era necessário demonstrar diante do mundo espiritual que o Senhor era Deus na vida de Abraão e a única maneira seria através de uma prova para ver se Deus ocupava o primeiro lugar. Deus então requereu o primeiro filho de Abraão. Nesse momento, tanto a fé quanto o lugar de Deus na vida de Abraão fica­ram evidentes: Deus era o primeiro. Dar o 'Isaque' não significa necessariamente dar o melhor ou o sacrificial, mas significa antes de tudo dar o primeiro.

O PRIMOGÊNITO É DO SENHOR

Certas coisas são exclusivamente de Deus. E aqui você tem uma delas. Todo primeiro é de Deus. Todo primogênito é de Deus. (Ex 13.2)

4 ? O EXEMPLO DOS PRIMOGÊNITOS NO EGITO (Ex 4:22-23): Nós sabemos que o primeiro pertence a Deus, por isso o Senhor podia julgar o Egito por usurpar o Seu primogênito. Observe que Deus diz claramente que Israel é Seu primogênito. Faraó não acatou a ordenança de Deus, então Ele começou a enviar as pragas, que se tornaram progressivamente mais severas.

5 ? O EXEMPLO DE JERICÓ (Js 6:18-19): No livro de Josué, lemos que depois de caminhar pelo deserto por quarenta anos, o povo de Israel estava prestes a conquistar a terra prometida. E a primeira cidade com que eles se depararam foi Jericó, a primeira cidade que o povo de Israel conquistou. Nas demais cidades que eles conquistassem, o povo poderia dividir os despojos, mas nessa primeira cidade conquistada todo o despojo era do Senhor.

6 ? O EXEMPLO DE ACÃ (Js 7:16-20): Tudo o que é primeiro é de Deus. A partir da segunda cidade, os despojos poderiam ser divididos entre o povo, mas na primeira tudo era de Deus. Acontece, porém, que certo homem chamado Acã tomou das coisas consagradas ao Senhor e, como consequência, ele foi amaldiçoado e morto.

7 ? O EXEMPLO DE PAULO: No Novo Testamento, Paulo ensina aos coríntios: 'Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de par­te, em casa, conforme a sua prosperidade (...)' (l Co 16.1,2). Não podia ser no segundo, tinha que ser no primeiro porque Deus só aceita o primeiro.

SOMENTE É DÍZIMO SE FOR O PRIMEIRO

Existem duas coisas separadas por Deus exclusivamente para Si: o dízimo e as primícias. A forma como lidamos com elas vão determinar a bênção ou a maldição em nossa vida. Falar de primícias também é falar de dízimo, pois quando en­tregamos o dízimo estamos declarando que há algo exclusivamente de Deus em nossa vida e que não tomaremos aquilo que é dEle.

POR QUE DEUS EXIGE SER O PRIMEIRO?

a. Porque o primeiro é de Deus (Êx 13:2)

b. Porque primeiro é a posição de honra (Pv 3:9)

c. Tudo aquilo que colocamos como primeiro estabelece o seu poder sobre nós

d. Sempre colocamos em primeiro lugar aquele a quem mais tememos e respeitamos

e. A primeira porção tem a bênção sobre ela

f. Dar o primeiro exige fé

 


Comente!