Login Cadastre sua Igreja
Enviar conteúdo
Envie conteúdo da sua Igreja

Intimidade com Deus


Comente!

 

INTIMIDADE COM DEUS

“Chegais-vos a Deus, e ele se chegará a vós”. Tg. 4:8ª

Introdução:

 

 Não existe nada mais nobre do que a presença de Deus. Qualquer outra coisa existente neste mundo jamais podemos comparar com a sua afetuosa presença. Não tem como descrever Deus em palavras, seria como falar de algum lugar lindo só de conhecimento, ou seja, vendo imagens, pesquisas, vídeos e estudando este lugar. Precisamos estar lá para ver e sentir o lugar. Com Deus é a mesma coisa, precisamos ter experiências vivendo na graça D’ele. 

Podemos frequentar a congressos, conferências e seminários. Tudo é muito bom e necessário, porém não avaliza sua intimidade com Deus. A grande pergunta que poucos fazem. Porque existo?

Partindo desse princípio, iremos estudar alguns textos preciosos para nossa intimidade com Deus. 

 

 


"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."
Jeremias 29:13

 


Obs: Quando a bíblia fala em coração, geralmente, ou quase sempre está referindo a consciência. O coração simboliza nosso ser.

 

1. NOSSA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

 

Façamos uma comparação de Lc 17.10 e Jo 15.15. (Inútil, servo e amigo) Se fizermos tudo o que manda não passamos de inútil, Cristo em momento algum estava depreciando as pessoas, mas ensinando uma grande lição para quem quer ir além. Este princípio encarado com um coração “consciência” humilde se aplica em todas áreas de nossa vida, principalmente na intimidade com Deus.

Alguns exemplos:


Quando vc pede que uma pessoa faça uma tarefa, ou seja, lave os pratos. Ele cumpre, tudo bem. Mas poderia ir além, lavaria não só os pratos, mas as panelas e toda cozinha.



No trabalho, quando faça só o que manda, não saio desse posição, não cresço profissionalmente.



Só conhecer a palavra de Deus e a liturgia da Igreja não garante intimidade com Deus, precisa buscar de todo o coração para achar a Deus, conforme texto de Jeremias acima.


O servo por sua vez, vai além, ele faz dentro de suas limitações tudo o que pode na força de Deus, assim, a ponto de ser servo mas ser chamado de amigo de Deus. Isto é, ser íntimo do Pai.

 

2. GRAÇA PREVENIENTE

 

O Salmo 63.8 dá uma pista, “A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta”. Salmos 63:8.

Percebemos o ato humano e ato divino nesse versículo: A minha alma te segue de perto “isso preciso fazer” a destra do pai me sustenta “isso o senhor faz” cabe a nós responder o impulso que vem de Deus. Deus é sempre a primeira causa, pois em João 6.44, Jesus diz: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”.

A.W. Tozer, diz que antes de qualquer atitude nossa é necessário que recebemos um toque esclarecedor em nosso íntimo.  Há outros textos que Deus nos ensina o caminho da Cruz, sem a cruz é impossível ter intimidade com Ele, o qual deveríamos buscar dia após dia para o nosso crescimento.

 

3. PROVAI E VEDE

 

o Salmo 34.08 nos confronta, ou seja, lança esse desafio para quem quer ter intimidade com Deus. Faça um intercâmbio entre Pv. 21.20 e 1 Co 4.1,5.


“Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota”.
Provérbios 21:20.



“Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus”. 1 Coríntios 4:1.


Você é um depósito, santuário do Espírito de Deus, em vc há azeite “se for sábio” vc foi feito para conter Deus e dispensar Deus as pessoas. Se vc tem os frutos do Espírito, é isso que vai emanar de vc. Vc na busca de Deus, passa a ser um despenseiro dos mistérios D’ele.

A eventos que Deus te revelará só pra vc, haverá outros que Deus exigirá que compartilhe para o bem do corpo. Paulo, certa vez, guardou um segredo por 14 anos, isto está registrado em 2 Co 12.2-4, quando ele resolveu se abrir não contou tudo. Este segredo de Deus na vida de Paulo era para fortalece-lo. Busque ter experiência com Deus e destra D’ele te sustentará.

Deus é exagerado, Cazuza “cantor e compositor” é fichinha. Vc já parou para pensar no universo e toda sua criação, então pense. Sou curioso como o Pr. José Rodrigues da MCM que citou em uma de suas mensagem a vontade de saber qual o galardão de Abraão Gn. 15.1, “sobremodo grande”.


O que estamos fazendo pelo nosso galardão?



O que Deus quer de nós? João 15 “frutos”


Podemos aplicar em nossa vida fases de 1 a 3 dias, cada dia, poderá ser anos até que crescemos em maturidade, assim foi com os profetas e apóstolos.


Átrio – Pátio – 1º dia – Dê fruto



Santo – Sala – 2º dia – Mais fruto



Santíssimo – Altar – 3º dia – Muito fruto


Isso é só um resumo, temos que aprofundar mais sobre este crescimento, quem sabe em outra oportunidade, falar sobre intimidade com Deus é um tema inesgotável. Cada experiência nos traz um nova experiência, só nessa busca constante é que somos felizes.

 

4. DINÂMICA DE DEUS

O quanto mais aproxima-se de Deus, vc percebe e a sua pequenez e deficiência, mas algo maravilhoso acontece. Ao aproximar-se dessa luz, que é Deus, ao mesmo tempo que vc percebe a sua fragilidade, Deus revela a vc seus mistérios, por isto que o apóstolo Paulo diz, quando estou fraco, então sou forte. Essa força vem do Senhor, o qual revela aos que o buscam.

O interessante que quanto mais vc vive isto, mais amável torna-se, o viver íntimo com Deus nos enche com seu frutos, “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei”. Gálatas 5:22-23.  

 

CONCLUSÃO

 

O quanto mais intimidade com Deus, evidencia em nossa vida algumas características visíveis, ou seja:


Descanso – Mt. 11.29 (não viverá depressivo, desesperado, aflito mesmo em aflição);



Liberdade – Jo. 8.36 (Será livre do pecado, fofoca, medo, etc...e, até de vc mesmo);



Sustento – Sl. 23.1 (Ele é suficiente pra vc, a outras coisa virão a seu tempo).


Em Ez. 44.10-13, vemos o resultado de quem rejeita a graça de Deus.

Para finalizar, devemos esperar sempre no Senhor e não nos homens, pois nossa vida está nas mãos D’ele.


“Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura”. Salmos 16:9, na versão séc. 21 a tradução traz “meu destino está em tuas mãos”.


 

Que Deus vos abençoe,

 

Goiânia, 22 de Dezembro de 2013.

Por Pb. Stanley Kardech


Comente!